Por que é necessário preparar a superfície antes de da aplicação do revestimento anticorrosivo?
A ausência da preparação da superfície antes da aplicação do revestimento anticorrosivo em superfícies metálicas resulta na falta de aderência, deixando o aço exposto aos agentes nocivos do ambiente, o que promove a corrosão do substrato em curto prazo. A presença dos fatores citados abaixo impede que a aderência do revestimento anticorrosivo seja bem sucedida e aceleram a corrosão:
- Óleo e Graxa Resultante do processo de corte ou dobra do aço no processo de fabricação: A pintura em áreas contaminadas pode gerar falha de adesão e descamação, o que resulta na corrosão do substrato.
- Sais presentes no Aço diminuem a vida do revestimento anticorrosivo, principalmente cloretos, sulfatos, nitratos. Assim como sais presentes no abrasivo são contaminantes. Ambos podem gerar falhas na aderência e desprendimentos, resultando na corrosão do substrato.
- O revestimento anticorrosivo quando muito antigo, pode estar mal aderido na superfície ou pode estar muito deteriorado para repintura, isso pode gerar Rachaduras e Desprendimento resultando em corrosão do substrato.
- Poeira sobre uma superfície de aço pode interferir na adesão do revestimento anticorrosivo.
- Necessidade de Aderência de alguns materiais: As tintas industriais em geral necessitam de um mínimo de rugosidade para ter a maior ancoragem da tinta ao substrato. Muitos revestimentos anticorrosivos também precisam de um PRIMER para sua aderência. A aderência do revestimento anticorrosivo é na verdade a solução contra corrosão mais eficaz.
0