BLOG

Conheça os tipos de abrasivos que a Projato trabalha e suas finalidades

Conheça os tipos de abrasivos que a Projato trabalha e suas finalidades

Neste conteúdo vamos abordar os tipos de abrasivos e como influenciam para um tratamento de metal adequado.

 

Seleção dos abrasivos

A Projato seleciona seus abrasivos considerando o melhor custo-benefício x qualidade, e a versatilidade das suas aplicações, para assim melhor atender aos clientes com o tratamento de metal adequado. Desta forma, há possibilidade de atender a qualquer substrato (Aço Carbono, Aço Inox, Alumínio, Ligas especiais, Fibra de Carbono, etc.) com eficácia.

 

Formato do abrasivo

O formato e estrutura do abrasivo também influencia no resultado desejado, devendo ser utilizados de forma estratégica para cada caso:

 

  • Abrasivos macios se rompem, escarificando a superfície metálica. São utilizados em máquinas, válvulas, compressores e etc., com o objetivo de manter os comandos intactos.
  • Abrasivos mais duros tem efeito de impacto cortante, sendo utilizados em substratos mais resistentes.
  • Abrasivos esféricos produzem um padrão de ancoragem arredondado.
  • Abrasivos angulares produzem um padrão de ancoragem agudo.

 

Granulometria do abrasivo

A diferença nos tamanhos dos grãos (Granulometria) afeta a capacidade de limpeza, a rugosidade da superfície metálica e outros aspectos do processo de jateamento. A escolha do tamanho apropriado depende do tipo de tratamento de metal a ser realizado.

 

Aqui estão algumas das diferenças do tamanho dos grãos (granulometria dos abrasivos) e seus impactos no tratamento de metais:

 

Abrasivos com granulometria menor Abrasivos com granulometria maior
Criam uma superfície mais suave Criam uma superfície mais áspera
Podem ser melhores para trabalhos que exigem limpeza com precisão; Podem ser melhores para uma limpeza mais intensa;
Atinge uma área maior Remove as impurezas com mais agilidade no local que é aplicado
Ancoragem menos profunda Ancoragem mais profunda

 

Curiosidade sobre a granulometria (tamanho dos abrasivos): São classificados por meio de uma escala de tamanhos de partículas. Quanto maior o número da escala, menor o tamanho das partículas. Por exemplo, abrasivos com um número de malha maior, como 80, consistem em partículas menores do que abrasivos com um número de malha menor, como 20.

 

Tipos de abrasivos que utilizamos na Projato para o tratamento de metais:

 

Como mencionado anteriormente, com estes três tipos de abrasivos, conseguimos realizar o tratamento de metais de uma ampla variedade de substratos, veja a seguir as características principais de cada abrasivo e suas finalidades:

Granalha de Aço

Granalhas são partículas de aço, que atuam como abrasivos no processo de tratamento de metais. Podem ser angulares e/ou esféricas.

Porque utilizar a granalha de aço no tratamento de metais?

Proporciona uma ótima limpeza da superfície metálica, com agilidade e custo benefício atraentes. Ideais para substrato em ferro fundido e aço carbono.

 

Sinterball

O Sinterball é um abrasivo sintético a base de bauxita e de alta resistência mecânica, material predominantemente esférico, não enferruja e não possui sílica livre.

Porque utilizar Sinterball no tratamento de metais?

Além de proporcionar uma boa limpeza da superfície metálica, junto com um padrão de ancoragem considerável, também é ideal para equipamentos que possuem regiões delicadas, onde a utilização de um abrasivo mais agressivo, como por exemplo a granalha de aço, pode trazer algum dano ao equipamento. Possui ótimo desempenho em ferro fundido, aço carbono e metais não ferrosos (Inox, NiAb e etc).

 

Microesfera de Vidro

A microesfera de vidro é um material esférico composto por óxidos inorgânicos, sendo cerca de 70% de óxido de silício. Tem diversas empregabilidades, sendo usada até mesmo na sinalização viária.

Porque utilizar Microesfera de Vidro no tratamento de metais?

Microesfera de vidro é ideal para limpeza da superfície metálica em peças de metais delicadas ou com baixa dureza, além de equipamentos que precisam de uma estética agradável, ideal para jateamento de equipamentos fabricados em metais não ferrosos (Inox, NiAb , Alumínio).

 

Fatores que afetam a seleção

A escolha do abrasivo dependerá das especificações desejadas para a superfície e do tratamento de metal que será dado em sequência. É importante considerar todos esses fatores ao selecionar o abrasivo apropriado para um trabalho de tratamento de metais:

 

  • Tipo de peça / equipamento que receberá o tratamento de metal;
  • Tamanho e forma do abrasivo;
  • Padrão de ancoragem desejado;
  • Condição do substrato antes do processo de tratamento de metal;
  • Condições desejadas depois do processo de tratamento de metal;
  • Tipo de revestimento industrial ou pintura industrial a ser aplicado;

 

É importante realizar sua consulta para verificarmos as melhores alternativas para cada projeto.

1