BLOG

05 Métodos de preparo de superfície e suas finalidades

05 Métodos de preparo de superfície e suas finalidades

Estima-se que 75% das falhas prematuras que ocorrem em pinturas são devidas ao preparação de superfície incompleto ou incorreto.

A presença de qualquer contaminação, por menor que seja, irá afastar a película de tinta do substrato e prejudicará seriamente a aderência da pintura industrial ou do revestimento industrial.

 

Há diversos métodos de preparação de superfície, porém abaixo listamos os principais métodos existentes no mercado e suas finalidades.

 

1 – Tratamento de superfície químico ou limpeza química

Este método de preparação de superfície normalmente é realizado quando o equipamento do cliente não pode ser jateado. Neste caso é aplicado um primer de aderência para sequência do processo. Também utilizados este método como pré-limpeza, para remoção de sais e Gorduras/óleo presente no metal, necessária antes do jateamento abrasivo.

 

2 – Preparação de superfície com Ferramentas Manuais

Este método de preparação de superfície consiste basicamente na remoção da camada de óxidos e outros materiais por meio de raspagem, escovamento, lixamento, entre outros. Podem ser utilizados para pré-limpeza (dando sequência no jateamento) ou para reparos de pequenas áreas quando o jateamento não pode ser aplicado.

 

3 – Preparação de superfície com Ferramentas Mecânicas  

Este método de preparação de superfície normalmente é aplicado para reparos de pequenas áreas quando o jateamento não pode ser aplicado no substrato ou quando o substrato pode ser jateado, porém há locais específicos do onde não há acesso do jato. Também utilizadas de forma corretiva quando o metal possui defeitos superficiais. Este tipo de preparação de superfície removem o metal base, formando um perfil superficial. São eficientes apenas no ponto de impacto, não removendo resíduos profundos.

 

4- Preparação de superfície com ferramentas de impacto

É o único método da lista que não é utilizado pela Projato, porém é importante mencionar que esta forma de preparação de superfície fere o metal subjacente formando “picos” altos na superfície metálica que são muito difíceis de recobrir com pintura, podendo se tornar focos de corrosão futuros.

 

5 – preparação de superfície com Jato Abrasivo Seco

Método mais eficiente e eficaz que existe para preparação de superfície. Possibilita abertura de perfil de rugosidade / padrão de ancoragem, dependendo do tipo de abrasivo, formato do abrasivo, pressão do ar, velocidade do jato. É importante entender a finalidade da aplicação para a escolha do padrão de jateamento assertiva.

Curiosidade: algumas empresas realizam o método “Jato abrasivo localizado”  ou “Spot Blasting”, que nada mais é do que o jato abrasivo seco em pontos críticos da superfície, e não em sua totalidade. É utilizado para manutenção da pintura industrial.  Porém ao utilizar este método, o esquema de pintura ao redor do reparo fica danificado e solto, devendo ser refeito. O jato abrasivo também provoca danos na película tinta localizada. Estas áreas danificadas devem ser refeitas com o mesmo esquema de pintura já existente no metal. Deve-se atentar que os retoques dos danos à pintura chegam a 40/50% da área total, contra 10/20% de área efetiva de jato.

2